Blog – Thayne Oliveira

Os riscos de solicitar sua aposentadoria do INSS sozinho

solicitar aposentadoria

Conteúdo do Post

A aposentadoria é um direito esperado por muitos trabalhadores que, após anos de contribuição, aguardam por este momento como sinônimo de descanso e recompensa por anos de trabalho duro.

Entretanto, o processo para solicitar a aposentadoria do INSS pode ser complexo e cheio de nuances que, se não bem orientadas, resultam em perda de direitos ou até mesmo em recusa do pedido.

Nesse sentido, solicitar a aposentadoria do INSS sozinho, sem a presença de nenhum advogado especialista no ramo, pode representar um grande risco para o trabalhador.

Hoje você vai conhecer quais são esses riscos, além de compreender a importância e papel do profissional na concessão da sua aposentadoria.

Por que não é aconselhável solicitar sua aposentadoria do INSS sozinho?

O processo de solicitação de aposentadoria junto ao INSS requer cuidados específicos e atenção aos detalhes, algo que pode ser facilitado por profissionais especializados no assunto.

Isso se deve à falta de análise completa do INSS em cada caso. A instituição muitas vezes não verifica todas as variáveis e regras da aposentadoria, o que leva a prejuízos no valor final do benefício.

Um exemplo disso é Seu Antônio. Com 59 anos, trabalhou grande parte de sua vida em metalúrgica, exposto a insalubridades que não foram pagas durante seu tempo de trabalho.

Se Seu Antônio buscar sua aposentadoria do INSS sozinho, sem conhecimento que um adicional tão importante não foi pago, terá um prejuízo no valor a ser recebido que fará toda a diferença no final.

Quais São os Tipos de Aposentadoria no Brasil e Como Escolher o Seu -  Riconnect

Exemplos de pontos negligenciados pelo INSS

Aposentadoria pelo pedágio de 50% e a possibilidade de averbação de período especial ou ajuste de vínculo profissional equivocado são apenas alguns dos pontos que podem ser negligenciados.

Situações como essa fazem com que o trabalhador possa se aposentar com valor muito abaixo do que realmente teria direito, o que seria o caso de Seu Antônio no nosso exemplo.

Com isso é reforçado os problemas de solicitar a própria aposentadoria do INSS sozinho, afinal, a falta de entendimento nos assuntos envolvidos fazem toda a diferença no resultado final.

Excesso de demora e falhas na conclusão de processo

Por outro lado, encarar o processo de solicitação de aposentadoria sozinho pode implicar em longa espera e potencial negação do benefício.

Isso fica evidenciado pelo controle do Senado Federal que, segundo dados de 2023, apontam uma fila de 6,4 milhões de requerimentos de benefícios pendentes de análise pelo INSS.

Assim, qualquer falta de documentação ou erro mínimo no preenchimento das informações pode ser o suficiente para ter o requerimento negado, prolongando ainda mais o tempo de espera do trabalhador ou, pior, excluindo a possibilidade de aposentadoria.

Quais são os riscos de confiar no simulador do INSS?

Ao confiar cegamente no simulador do INSS, o indivíduo corre o risco de projetar um tempo de contribuição e uma perspectiva de aposentadoria que não condizem com a realidade.

Pode ser gerada uma frustração, além de complicações e atrasos no processo de aposentadoria. É essencial conferir as informações do sistema e garantir que tudo esteja correto e atualizado.

Caso contrário, o simulador do INSS servirá apenas como uma ferramenta ineficaz que pode gerar expectativas errôneas, afastando o que de fato é de direito ao trabalhador que tanto lutou até ali.

Ainda, existem atividades que não constam no sistema CNIS do INSS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), chamadas de vínculos ocultos e que precisam ser analisadas manualmente, como:

  • atividade especial;
  • período rural;
  • indenização como autônomo;
  • averbação de período militar;
  • trabalho em outro país, e, até mesmo,
  • vínculo de Regime próprio (servidor público).

Se tais condições não ganham seu devido destaque nem são analisadas, o trabalhador tem prejuízos significativos na sua aposentadoria do INSS, deixando de usufruir do que é seu.

Assim, os riscos vão desde o erro na apuração de tempo até as expectativas levantadas do que deveria ser pago mas que, por negligência do INSS, passou batido e não foi efetivado.

Papel do advogado previdenciário na solicitação da aposentadoria INSS

Baseado em todos esses riscos, o papel do advogado previdenciário na solicitação da aposentadoria INSS se mostra indispensável, pois é o profissional capacitado para navegar por toda a complexidade que envolve o sistema previdenciário brasileiro.

O advogado previdenciário auxilia o requerente tanto nos trâmites burocráticos quanto na defesa de seus direitos, assegurando que todas as normas e procedimentos sejam observados e que o beneficiário obtenha a melhor aposentadoria possível.

Além do mais, esse profissional possui conhecimento técnico para analisar cada caso de forma personalizada, evitando ao máximo a negativa e garantindo que a solicitação da aposentadoria seja feita de forma eficiente e correta.

Portanto, a importância do advogado previdenciário é inquestionável, pois ele oferece segurança, resguarda os direitos do beneficiário e maximiza as chances de êxito na obtenção do benefício.

Thayne Oliveira Advocacia Previdenciária

Por falar em advogado previdenciário para solicitar a sua aposentadoria do INSS, a Doutora Thayne Oliveira merece sua atenção e confiança.

Sua atuação prudente mediante dezenas de casos para concessão da aposentadoria e outros benefícios da previdência social fazem com que ela seja referência no acompanhamento do seu caso.

Afinal, quando o trabalhador chega no limite e seu corpo pede apenas descanso, buscar a aposentadoria em tempo hábil é uma garantia de proteção e conforto futuros.

Se você tem dúvidas a respeito da sua aposentadoria, se já pode solicitar, quais são os requisitos e se você está de acordo, a Doutora Thayne terá o maior prazer em atender e conversar com você.

Entre em contato com seu escritório agora mesmo e inicie uma conversa sem compromisso.

0 0 votes
Article Rating
Compartilhe!
Mais posts

Inscreva-se para
mais notícias!

Gostou do conteúdo? Compartilhe e deixe seu comentário!
guest
1 Comentário
Mais antigo
Recente Mais votado!
Inline Feedbacks
veja todos os comentários
trackback
8 meses atrás

[…] Portanto, é essencial analisar detalhadamente o extrato de pagamento do INSS e, se possível, procurar a ajuda de um especialista em direito previdenciário para garantir que haja embasamento para a solicitação de […]

Consultoria

Preencha o formulário abaixo que irá diretamente para o WhatsApp e em breve entraremos em contato!